Pedido de Informação (e-SIC)


Publicação:
Última atualização: 09/10/2025 14:39
Compartilhe:

Finalidade

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) tem como objetivo garantir a transparência na administração pública, permitindo que qualquer cidadão solicite e obtenha informações sobre órgãos governamentais, como gastos, projetos e decisões. Regulamentado pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11), o SIC fortalece a participação popular ao oferecer canais digitais e presenciais para a solicitação de dados, promovendo um governo mais acessível e responsável perante a sociedade.

Requisitos

O pedido de acesso à informação deverá conter:
Nome do requerente;
Número de documento de identificação válido;
Endereço físico ou eletrônico do requerente.

Etapas

Etapas e procedimentos do processo:
1
Acessar o portal ou dirigir-se pessoalmente a prefeitura de Poços de Caldas;
2
Identificação - O requerente deve identificar-se, informando nome e número de documento de identificação válido;
3
Endereço - Incluir endereço físico ou eletrônico para recebimento de comunicações ou da informação requerida.;
4
Acessar a pagina de registro do SIC no portal;
5
Acessar o campo Novo Registro em caso externo ou Adicionar para os administradores - Incluir o pedido, de forma clara e precisa, especificando a informação requerida.;
6
Após a ciência da decisão, será disponibilizado um botão no cartão do pedido, para encaminhar o recurso no prazo de 10 dias. Apenas para cadastrados por administradores esse processo poderá ser realizado internamente.;
7
Após a resposta do recurso o protocolo será concluído..

Detalhes

O SIC, Sistema de Informações ao Cidadão, por meio de um simplificado formulário de solicitação, permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, possa solicitar acesso a informações e documentos do Poder Executivo conforme Lei nº 12.527 de 18 de Novembro de 2011.

Por meio do SIC, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail e notificações push. Além disso, é possível entrar com recurso, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas.

Prazo de 20 (vinte) dias, sendo possível a prorrogação por 10 (dez) dias.

Prazo recursal: 10 (dez dias) contados da ciência da decisão.

Os pedidos são direcionados para a secretaria escolhida, onde há usuários responsáveis previamente definidos para cada assunto ou para a própria secretaria. Caso o assunto seja de responsabilidade de outra secretaria, o pedido poderá ser encaminhado internamente. Apenas esses responsáveis e os administradores gerais do sistema têm acesso ao conteúdo.

Responsável: Juliana Regina Dias Graciano.

Endereços

Local de atendimento

Avenida Mansur Frayha, 1677, Bortolan, Poços de Caldas - Minas Gerais (MG), CEP: 37704-722.

Legislções

Tags

Perguntas
Respostas
Dúvidas
Contato
Questionamento
Voz
Falar
Gratuito

Órgão Responsável

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação Social (SETCOM).

Esfera

Poder Executivo Municipal.

Canais de Atendimento

Site;
Email;
Telefone;
Presencial.

Públicos Alvos

Cidadão;
Empresa;
OSC;
Servidor;
Turista;
Outros.

Prazo

20 Dias Prorrogável por mais 10 com justificativa

Horários

Dias Período
Dom-
Seg09h00 às 18h00
Ter09h00 às 18h00
Qua09h00 às 18h00
Qui09h00 às 18h00
Sex09h00 às 18h00
Sab-

Obs: Registros on-line podem ser feitos 24 horas/dia.

E-mails

SETCOM

pmpc.secom@gmail.com

Telefones

SETCOM

(35) 3697-5019

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha, n° 1677, Bortolan, Poços de Caldas - MG , CEP: 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

Órgão Responsável

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação Social

A sessão será encerrada
Você tem certeza que deseja encerrar sua sessão neste navegador?